Pesquisar no blogue

DIY Lanterna exterior

DIY - Do It Yourself (faça você mesmo)

Está oficialmente aberta a época dos churrascos, com a chegada das festas dos Santos Populares. Isto é, já estava aberta desde o mês de Abril, em que tivemos direito a uns belos dias de Verão e consequentemente a umas magníficas noites quentes em que dá logo vontade de ir lá para fora fazer uns grelhados.

Para animar (e iluminar) o espaço envolvente, não há melhor do que ter umas velas à mesa e umas tochas espalhadas pelo jardim. E como as tochas e velas nunca são demais, surgiu-me a ideia de que provavelmente conseguia fazer uma "lanterna-tocha" reutilizando algum material, sem ser necessário comprar nada!

A ideia começou com o recipiente: uma garrafa de vidro pequena com tampa de enroscar de metal (tinha eu acabado de beber uma Frize). Depois de alguma pesquisa sobre o combustível e o pavio caseiros, descobri que podemos usar óleo vegetal de cozinha ou azeite, mas o ideal será a 2ª opção para evitar o fumo.
Já em relação ao pavio, descobri que podemos usar um pequeno trapilho ou faixa de tecido. Mas como já tinha pavios a mais em casa (suplentes para as tochas), acabei por usar estes.

Então aqui está:

1) Arranjar uma garrafa de vidro com tampa de metal


2) Furar a tampa a meio e passar o pavio

 3) Encher a garrafa com azeite até à tampa (pode-se encher o fundo da garrafa com água, para poupar azeite, mas o pavio deve ficar imerso na parte de azeite e não tocar na água)

4) Fechar a tampa com o pavio, imergindo a maior parte deste no azeite (deixando cerca de 3 a 4 cm de pavio de fora; quantos mais cm se deixar de fora maior será a chama)


 5) Aguardar uns 10 a 15 minutos antes de acender o pavio, para permitir que este fique bem embebido
  
6) Acender o pavio e orgulhar-se de ter feito uma lanterna-tocha caseira!


Façam muitas como eu e iluminem o vosso jardim de uma forma bem económica!


Sem comentários :