Pesquisar no blogue

Lasanha de abóbora com legumes


·        Abóbora em fatias
·        1 beringela cortadas em rodelas finas
·        2 dentes de alho picados
·        Azeite q.b.
·        300g Cogumelos
·        800g Espinafres
·        2 Curgetes em rodelas
·        Queijo parmesão ou emmental ralado
·        1 embalagem de mascarpone
·        Cominhos 1.b.
·        Sal e pimenta a gosto
·        1 Lata de tomate em pedaços
·        1 Cebola picada
·        Orégãos
Pré-aquecer o forno a 180º.
Num tabuleiro de ir ao forno, previamente untado com azeite, colocar uma camada de fatias de abóbora e temperar com sal e pimenta. Cobrir com papel de alumínio e levar ao forno por 10min, até a abóbora estar tenra mas sem se partir. Reservar.
Usando o mesmo tabuleiro, untado com azeite, colocar as rodelas de beringela numa camada, temperar com sal e pimenta e levar ao forno por 10min. Reservar.
Preparar o molho de tomate, começando por levar a cebola a refogar em azeite. Quando começar a aloirar, juntar o tomate e deixar apurar em lume brando. Se necessário, juntar um pouco de água ao molho para não secar. Temperar com sal e juntar os orégãos.
Limpar os cogumelos, parti-los em lâminas, e lavar os espinafres. Levar o alho ao lume com azeite, juntar os espinafres, depois as rodelas de curgetes e por fim os cogumelos. Juntar o mascarpone e misturar tudo muito bem.
Untar uma forma para lasanha com um pouco de azeite. Preencher o fundo com uma camada de beringela, depois com uma camada de legumes, depois uma camada de abóbora, outra de beringela, outra de legumes e assim sucessivamente até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de beringela. Deitar por cima o molho de tomate e o queijo ralado. Levar ao forno a 180º para gratinar.

Receita adaptada de várias fontes.

Sem comentários :