Pesquisar no blogue

Compras no EBay


Para quem nunca experimentou fazer umas compras pelo Ebay, deixem-me que vos diga que não sabem o que andam a perder!
Até há alguns anos atrás também estava enterrada nesse mundo de ignorância, até o meu mais-que-tudo me ter apresentado esse maravilhoso universo: EBAY!
Ele sim, já fazia verdadeiras compras, daquelas que nem eu ainda me arrisco a fazer. Pode-se dizer que só lhe falta comprar um carro pelo Ebay, mas pela quantidade de peças que ele já adquiriu não deve faltar muito para conseguir montar um! Ganda maluco, LOL.

Bem, a minha primeira compra surgiu porque eu, na altura (há uns 3 anos), queria e queria (e queria!) comprar umas galochas originais, como as que tinha visto uma vez em Londres. Aqui em Portugal ainda não se encontrava galochas em lado nenhum a não ser as típicas galochas verdes, em casas de jardinagem ou drogarias. Hoje em dia já não é assim e este ano então parece que foi o boom das galochas nas nossas sapatarias. Mas continuando...

Andava eu atrás das galochas, e foi aí que o F. me deu a ideia: que tal pesquisarmos no Ebay? Com a vantagem de termos os cunhaditos a viver em Inglaterra, e como as galochas que eu tinha visto era inglesas, escolhemos o Ebay inglês (ebay.co.uk). Lá começamos a pesquisar as wellies (galochas em inglês) e boooooommmmmmmmm: milhares e milhares de resultados. Por mim teria ficado horas a ver as páginas de galochas: vermelhas, pretas, roxas, às pintinhas, com cãezinhos, com cavalos, com flores, às riscas, etc. Enfim, um sem número de possibilidades! Pressionada pelo F. (que tem pouca paciência para as compras), escolhi umas galochas com flores azuis com entrega na morada dos cunhados (portes grátis). E umas semanas mais tarde, aquando de uma visita deles a Portugal, recebo as minhas galochinhas em mão, iguaizinhas à foto no Ebay. Weeeee!

A partir daí foi a desgraça! Isto é, passei a comprar tudo e mais alguma coisa por esse maravilhoso site, desde as coisas mais insignificantes que compradas na China são quase de graça, às coisas mais elaboradas e fantásticas. A ultima aquisição foi um sallwar indiano (túnica + calças + lenço) e que, no primeiro dia em que vesti a túnica, foi alvo de comentários lisonjeiros de um verdadeiro indiano. Isto tudo por 4 libras, em leilão (+ portes para Portugal).

Claro que ao fazer compras num site de leilões, ou de compra e venda, é sempre preciso ter alguns cuidados para as coisas não correrem mal, tais como escolher bem o vendedor (por exemplo, lendo o feedback de outros clientes, ou a pontuação dada) e nunca criar demasiadas espectativas em relação aos artigos adquiridos. Na minha opinião, deve-se começar por uns artigos relativamente baratos, para experimentar, quase por brincadeira, como funciona o Ebay, e depois conforme se vai adquirindo experiência pode-se arriscar um pouco mais.

Nos negócios que fiz até hoje pelo Ebay, sempre correu tudo bem, e não tenho nenhuma razão de queixa. Este site tem ferramentas muito úteis, no caso do negócio não correr bem, tais como a participação do vendedor ao Ebay, levando a que este possa perder o direito de vender os seus artigos nesse site, dependendo da gravidade da situação, claro.

Outro site que também me tem levado a umas boas aquisições é o Amazon. Mais conhecido pelos livros e música, hoje em dia encontra-se lá de tudo um pouco, mas é na área dos livros que mais o consulto (livros em inglês, claro). Mas atenção, não façam como eu que fiz a minha primeira compra no Amazon.com (americano) e depois fiquei à espera dos livros cerca de um mês! LOL. Aprendi depois a fazer as compras no amazon.co.uk (inglês), em que os prazos de entrega em Portugal são bem mais curtos!

Nas compras que faço pela internet, tento usar sempre o Paypal. Considero o método mais seguro de pagamento, em que no caso das coisas correrem mal, sempre dá para reembolsar. Mesmo que à partida o vendedor não tenha este método de pagamento disponível, é sempre boa ideia perguntar-lhe se tem esse serviço e usá-lo para o pagamento.

Boas compras! =)

2 comentários :

Silvia disse...

Obrigada pelos conselhos. Não tenho conta no Ebay, mas a Amazon.co.uk pode valgloriar-se que metade (pelo menos!) dos seus lucros têm origem nas minhas comprinhas semanais...). Nunca tive o mínimo problema com eles e quando pré-encomendo um artigo antes que ele esteja à venda, se o preço baixar durante o espaço de tempo entre a minha encomenda e a sua saída comercial, eles reembolsam a diferença ao cliente. Honestidade a cima de tudo e as entregas em França demoram dois dias úteis.

Lisa disse...

Parece que ambas temos tido sorte então! =)